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Foto do escritorNelson Pinheiro

10 dicas para melhorar a gestão da sua oficina


1 — Separe as contas pessoais das contas da empresa

Este é um dos maiores erros que compromete, seriamente, a saúde financeira das empresas. Muitos gestores misturam as contas de pessoa física com a da empresa e, consequentemente, não conseguem gerenciar corretamente o caixa.

2 — Padronize os processos

Desorganização é sinônimo de dificuldade de gestão. Afinal, fica difícil controlar algo que não é/esta organizado. Isso vale para estoques, processos, atendimento, layout da oficina e demais campos do negócio.

3 — Gerencie o estoque

A gestão de estoque é quase uma ciência para as empresas. Lembre-se que estoque é dinheiro, portanto, mercadoria parada, vencida e/ou avariada é dinheiro que foi jogado fora. Para evitar isso, faça gestão regular do depósito da oficina, acondicione corretamente insumos e peças e evite comprar em excesso.

4 — Mantenha bons relacionamentos com fornecedores

Muito mais do que provedores de insumos e equipamentos para a oficina mecânica, um bom fornecedor deve ser um parceiro de sucesso do seu negócio. Isso porque o fornecedor pode agregar soluções modernas, conhecimento de mercado, inovações em processos e produtos, treinamentos e capacitação para a oficina mecânica.

5 — Controle a entrada e saída dos produtos

Manter um controle preciso do fluxo de mercadorias ajuda tanto na gestão de estoque quanto serve de embasamento para o processo de compra. O objetivo da oficina mecânica é prestar o serviço com agilidade, para isso, é necessário ter os produtos que serão usados. Isso nos leva ao próximo tópico.

6 — Planeje o processo de compra

Tendo uma gestão eficiente de estoque e controle preciso do fluxo de entrada e saída dos produtos, é possível melhorar o processo de compra. Efetuando pedidos mais estratégicos e condizentes com a demanda dos clientes. Assim, economizando com depreciação de mercadorias e sobrando capital para investimentos em outras áreas.

7 — Capacite os funcionários

Treinar os funcionários, desde o atendente ao mecânico, ajuda a melhorar a excelência do serviço prestado e fidelizar o cliente. Além disso, agiliza o atendimento, melhora a qualidade dos serviços, reduz despesas e gastos com retrabalho, entre outros benefícios.

8 — Invista em tecnologia

A tecnologia já faz parte do dia a dia das pessoas e não tem como fugir disso. Todavia, ela não deve ser vista como uma vilã e sim como uma ótima aliada na gestão de oficinas mecânicas. Equipamentos modernos conseguem realizar trabalhos mais rápidos e mais precisos, assim como os softwares de gestão são ótimas ferramentas para modernizar e amparar os gestores.

9 — Mantenha um bom relacionamento com os clientes

Sem cliente não há oficina mecânica. Além disso, você sabia que é muito mais barato investir na fidelização de um cliente do que na aquisição de novos? No segmento de oficinas mecânicas e auto center, quando o consumidor sente confiança e credibilidade na empresa, dificilmente procurará outra empresa.

10 — Implemente campanhas de marketing online e offline

Mesmo que você tenha uma boa clientela fidelizada, não deve esquecer de investir na captação de novas oportunidade e na divulgação da sua empresa. Nesse quesito, aposte no marketing online, que inclui anúncios nas redes sociais, Google, e-mail marketing, sites, entre outros. Também não esqueça do marketing offline que pode trazer ótimos resultados, como anúncios em veículos de comunicação locais, panfletagem, parcerias com outros estabelecimentos, etc.

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